Marketing de emboscada, princípio da fraternidade, princípio da não surpresa. São tantos termos usados nos processos julgados pelo Superior Tribunal de Justiça que a Coordenadoria de TV e Rádio da corte criou o programa "Quer saber?" para falar sobre eles.
A linguagem é simples e voltada para as redes sociais. Ministros do STJ, advogados, promotores, defensores, juízes e outros operadores do Direito explicam os significados dos termos jurídicos.
A primeira edição é focada na questão dos inimputáveis. O programa lembra uma decisão recente da corte que corre em segredo de justiça. Os ministros da 3ª Seção analisaram o caso de um homem considerado inimputável, acusado de cometer atentado violento ao pudor. No decorrer do processo, o Ministério Público apontou a referência explícita ao artigo 97 do Código Penal, pela internação do réu por conta do delito.
No julgamento, os ministros entenderam que o artigo não deve ser interpretado de forma literal. O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, esclarece no programa: "Eles não têm consciência do que cometem; não merecem sanção. Eles não merecem pena; eles não merecem reprimenda. Eles merecem um tratamento e, às vezes, esse tratamento precisa consistir em seu isolamento social".
Mas, quem são os inimputáveis? O que diz a lei sobre eles? Quais são as condicionantes? Quer saber? É só acessar os canais do tribunal no Facebook, no Twitter e no YouTube. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.
Clique
aqui para assistir à primeira edição